top of page

Veneza: Tár, com Cate Blanchett, e Blue Jean são produções imperdíveis

  • Humberto Moureira
  • 1 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

O 79º Festival de Veneza, incluindo as mostras paralelas, exibe de 31 de agosto a 10 setembro mais de 320 produções entre curtas, longas e trabalhos em realidade virtual. Veneza é um dos festivais mais importantes do mundo e, nos últimos anos, se tornou uma janela para o Oscar.


Duas interpretações femininas que vão dar o que falar durante o ano


Dirigido por Todd Field, Tár, é estrelado por Cate Blachett, que também assina a produção executiva. Ao longo de 158 minutos, a atriz interpreta Lydia Tár, uma competente maestrina, rica, lésbica e nada politicamente correta. É um filme que se envereda pela cultura do cancelamento e do movimento Me Too em uma narrativa lenta, mas com uma direção precisa. Uns odeiam outras idolatram o filmes, mas não é produção de meio termo. Apresentado na Competição Internacional, o longa é um dos queridinhos da crítica.



Blanchett já coleciona duas estatuetas do Oscar: uma de Melhor Atriz Coadjuvante em O Aviador (2004), de Martin Scorsese; e a de Melhor Atriz por Blue Jasmine (2013), de Woody Allen. Na discuta pela Leão de Ouro e o filme pode garantir o prêmio de melhor atriz para Blancett, o que seria um passaporte para o Oscar. Antes disso, o trabalho estreia no circuito comercial de cinemas do Brasil em 26 de janeiro de 2023.


Blue Jean, da diretora Georgia Oakley, está na mostra paralela Gionarta degli Autori, dedicada ao cinema autoral. O longa se passa em 1983, quando uma lei anti-LGBT está prestes a ser aprovada na Inglaterra sob o governo da dama de ferro, a primeira ministra Margaret Thatcher.


ree


Jean é uma professora de educação física que leva uma vida dupla e que recebe pressão de todos os lados. O ponto catalisador da trama é uma nova estudante que passa a frequentar a escola. O roteiro é assinado por Oakley e estrelado por Rosy McEwen, que pode ser vista na série O Alienista. McEwen está ótima no papel título.

O filme certamente será exibido em diversos festivais de cinema. Longe de sentimentalismos o trabalho captura o espectador através de um roteiro bem escrito e que mergulho no drama da professora através da era Thatcher.


Horror Roadmovie com pitadas românticas na mostra competitiva


ree
Bones And All, de Luca Guadagnino - Cortesia Festival de Veneza

Bones and All, de Luca Guadagnino é estrelada por Timothée Chalamet e Taylor Russell. Maren (Russel) é uma jovem aprendendo a sobreviver às margens da sociedade quando encontra Lee (Chalamet). Juntos, eles embarcam numa odisseia pelas estradas e passagens escondidas dos Estados Unidos nos anos 1980. Esse road movie com elementos de terror é o início de uma trajetória que pode bem resultar numa história de amor. O filme chega aos cinemas dos EUA em 23 de novembro, mas ainda não tem uma data definida para o Brasil.



 
 
bottom of page