top of page

Wagner Moura recebe prêmio no Festival de Cinema de Zurique

  • Humberto Moureira
  • 16 de set.
  • 2 min de leitura

O ator, diretor e produtor Wagner Moura recebe o Goldenes Auge (Olho de Ouro) no Festival de Cinema de Zurique (ZFF). O brasileiro recebe o prêmio suíço pelo reconhecimento de sua obra e pela sua interpretação em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que garantiu a Moura o o prêmio de melhor ator em Cannes em maio deste ano. O trofeu será entregue na estreia de Gala do filme O Agente Secreto ( 2025) na Suíça. Moura terá ainda um workshop exclusivo no ZFF Master, onde conduzirá a plateia por sobre sua trajetória artística e seus processos.


O ator ficou conhecido mundialmente por sua perfomance como o narcotraficante colombiano Pablo Escobar, na série Narcos (2015) da Netflix, com a qual foi nomeado ao Globo de Ouro. Já no Brasil, entre novelas e cinema, o que alçou o ator à fama foi Capitão Nascimento, de Tropa de Elite (2007), dirigido por José Padilha, o que rendeu uma sequência -  Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro (2010).


Desde então, o brasileiro tem alçado voos internacionais em Elysium (2010), do realizador Neill Blomkamp, The Gray Man (2015), dos realizadores Anthony e Joe Russo, e Wasp Network (2019), de Olivier Assayas, com Penélope Cruz e Ana de Armas no elenco. Mais recentemente, ele atuou no filme biográfico Sergio (2020), da Netflix, do realizador Greg Barker, e no longa-metragem Civil war (2024), de Alex Garland, produzido pela A24 e atualmente está na produção Dope Thief (2025), da Apple TV+.


Em 2019, um ano antes da pandemia, debutou na direção de Marighella (2019), que retrata a luta do político e ativista brasileiro Carlos Marighella que estreou na Berlinale, festival de cinema alemão e que só pode fazer sua estreia em solo brasileiro em novembro de 2021.


Em O Agente Secreto, Moura regressa às suas raízes brasileiras e sob a direção de Kleber Mendonça Filho, ele interpreta Marcelo, um professor universitário e especialista em tecnologia que, em 1977, foge para Recife para se reconciliar com o seu filho durante o carnaval. Mas, em vez de paz, ele encontra uma cidade cheia de violência, tensões políticas e ameaças pessoais.

Wagner Moura em cena de O Agente Secreto /Imagem_ Victor Jucá
Wagner Moura em cena de O Agente Secreto /Imagem_ Victor Jucá

O filme estreou mundialmente na competição do Festival de Cannes 2025, onde levou o prêmio de Melhor Diretor, o prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e Moura se tornou o primeiro sul-americano a receber o prêmio na categoria Ator no festival francês. O longa foi escolhido para representar o Brasil na corrida por uma vaga no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.


O 21 ZFF acontece em Zurique, na Suíça, de 25 de setembro a 5 de outubro de 2025.

bottom of page