top of page

Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese, tem estreia em Cannes

  • Humberto Moureira
  • 1 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de abr. de 2023


ree
Lily Gladstone (Mollie Burkhart) and Leonardo DiCaprio (Ernest Burkhart) in Killers of the Flower Moon © 2023 Apple Studios

O mais novo western Killers of the Flower Moon de Martin Scorsese terá estreia no festival de Cannes. Já considerado um dos projetos mais ambiciosos de sua carreira, o diretor junta no projeto seus dois parceiros de longa data: Robert De Niro e Leonardo di Caprio. O filme é ambientado em 1920, Oklahoma, e retrata o assassinato em série de indígenas da nação Osage, rica em petróleo. No elenco estão Lily Gladsotone, Jesse Plemons, Cara Jade Myers, JaNae Collins, Jillian Dion e Tantoo Cardina.


O longa metragem tem roteiro assinado por Scorsese e Eric Roth, ganhador do Oscar de melhor roteiro por Forest Gump (1995). O filme é baseado no best seller de não ficção do jornalista americano David Grann que investigou uma série de horríveis assassinatos de membros da nação Osage que controlavam terras ricas em petróleo nos anos 1920 em Osage County, Oklahoma. Tais crimes ficaram conhecidos como "Reinado do Terror".


Com o filme, Scorsese volta a seleção oficial depois de trinta e seis anos. Em 1976, ele recebeu a Palma de Ouro pelo icônico Taxi Driver, estrela por Robert De Niro e roteiro escrito por Paul Schrader e dez anos depois, em 1986, recebeu o prêmio de melhor diretor por After Hours. Killers of the Flower Moon terá sua estreia no sábado, 20 de maio, em Cannes, mas ainda não foi divulgado se fora de competição.


Um pouco mais em conta do que o último The Irishman (2019), que custou 250 milhões e, foi produzido pela Netflix, o novo trabalho do diretor custou por volta de 200 milhões. Originalmente a Paramount comprou o filme, mas vendeu a Apple. O filme será lançado exclusivamente nos teatros e distribuído pela Paramount Pictures em 20 de outubro nos EUA e a estreia francesa está agendada para 20 de outubro. Depois o filme será lançado mundialmente no streaming, mas possivelmente não na França. A lei do país só permite que filmes sejam exibidos no streaming depois de 15 meses do lançamento.


O 76º Festival de Cinema de Cannes acontece de 16 a 27 de maio de 2023.


bottom of page