'Challengers', de Guadagnino deixa Veneza; Abertura será feita por Comandante, de Eduado de Angelis
- Humberto Moureira
- 21 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Devido as greves do SAG e WGA nos Estados Unidos, a produção de Challengers,, de Luca Guadagnino, decidiu retirar o filme do festival italiano. A nova data para estreia do filme de Guadagnino é 24 de abril de 2024.
Em declaração à IndieWire, a Amazon comunicou que "depois de uma análise cuidadosa com nossos parceiros, e considerando os parâmetros que o SAG-AFTRA definiu para seus membros, tomamos a difícil decisão de retirar 'Challengers' do Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano. Estamos ansiosos para comemorar o filme quando pudermos fazê-lo com nosso elenco, o diretor Luca Guadagnino e a equipe de filmagem em uma data posterior".
A abertura fica à cabo do evento fica à cabo do realizador italiano Edoardo de Angelis, com Comandante. O filme é estrelado por Pier Francesco Favino e terá sua estreia mundial na quarta-feira, 30 de agosto, na Sala Grande do Palazzo del Cinema, em Veneza.

No início da Segunda Guerra Mundial, Salvatore Todaro comanda o submarino Cappellini da Marinha Real Italiana. Em uma noite outubro de 1940, enquanto navegava no Atlântico, ele avista um navio mercante armado navegando com as luzes apagadas. Ele dispara seus canhões contra o navio e o afunda.
Após uma tomada de decisão, o comandante irá entrar para a história. Ele salva os 26 belgas náufragos queteriam se afogado no meio do oceano e os desembarca no porto seguro mais próximo, conforme previsto pela lei do mar. Para abrir espaço para eles a bordo de seu submarino, Todaro é forçado a navegar na superfície da água por três dias, visível para as forças inimigas e colocando em risco sua vida e a de seus homens.
O 80º Festival de Cinema de Veneza acontece de 30 de agosto a 9 de setembro de 2023.


