top of page

Alice Rohrwacher ganha retrospetiva em Visions du Réel

  • Redação
  • 22 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

A diretora, roteirista e editora italiana Alice Rohrwacher é convidada especial para a próxima edição do Visions du Réel que acontece de 21 a 30 de abril em Nyon. O festival de cinema suíço recebe Rohrwacher e sua visão ousada em um workshop no sábado, 22, e apresenta uma retrospectiva sobre suas obras de ficção, híbrida e de documentário.

A obra de Rohrwacher já pôde ser vista diversas vezes em festivais ao redor do mundo. Este ano, ela tem seu La Chimera em competição pela palma de ouro em Cannes. Como parte de uma nova geração de autores italianos mergulhada na herança do neo-realismo e do documentário, seu trabalho segue os passos de Francesco Munzi e Pietro Marcello com quem realizou o documentário Futura (2021), exemplificando um autêntico cinema de autor italiano.

A realizadora constrói mundos que fazem fronteira com o realismo social e se inspira em reportagens dos jornais locais, ao mesmo tempo em que acrescenta sua própria reviravolta aos componentes de um gênero definido. Quando não se trata de uma quebra no mundo do filme de não-ficção, seu trabalho faz parte de um jogo engenhoso para incorporar seus sujeitos e personagens - em contato direto com a realidade - em uma estética quase mitológica, onírica, realçada por seu uso frequente do filme. Seus trabalhos tem espaço narrativo variado, essencialmente político, habitado tanto por atores não profissionais quanto por estrelas do cinema.


Retrospetiva Alice Rohrwacher


Corpo Celeste (2011)

Depois de crescer na Suíça, Marta volta à sua cidade natal, Calábria, com sua mãe e irmã. Na escola dominical, onde ela se prepara para sua confirmação de crisma, ela descobre uma comunidade piedosa com seus próprios negócios obscuros. A era da ingenuidade e da inocência parece então deixar o espírito celestial de Marta. O longa foi exibido em Cannes.


ree
Cena de Corpos Celestes (2014)

Le meraviglie (2014)

Gelsomina e suas três irmãs vivem de acordo com as regras de seu pai apicultor, amante da natureza em uma aldeia da Umbria. Enquanto se esforçam para manter sua produção de mel, a família é perturbada pela chegada de um reality show de TV, "A Aldeia das Maravilhas". O filme recebeu o Grande Prêmio do Júri em 2014.



ree
Cena de Le meraviglie (2014)

Lazzaro Felice (2018)

Em uma aldeia isolada do mundo moderno, Inviolata, vivem cinqüenta e poucos camponeses em servidão à marquesa da Luna. O jovem Lazzaro é amigo do filho da marquesa, um encontro que o levará a viajar pela vida e pelo tempo. O longa foi premiado com o prêmio de melhor roteiro em Cannes.


ree
Cena de Lazzaro Felice (2018)


Futura (2020)

Três cineastas viajam pela Itália de norte a sul em busca da juventude local. Neste filme colaborativo, que atualiza uma certa tradição do documentário italiano, os cineastas moldam o quadro de um país visto através dos olhos dos adolescentes, que revelam suas realidades, medos, expectativas e desejos. Direção de Francesco Munzi, Pietro Marcello e Alice Rohrwacher.


ree
Futura (2020)/ Direção de Francesco Munzi, Pietro Marcello e Alice Rohrwacher



A retrospectiva conta ainda com seis curtas-metragens, todos exibidos uma única sessão. São eles: Una canzone (2014), Un piccolo spettacolo (2005) dirigido em pareceria com Pier Paolo Giarolo, VIollentina (2016) - desenvolvido por ocasião da encenação da ópera La Traviata, de Alice Rohrwacher, De Djess (2015), Omelia Contadina, dirigido em colaboração com JR, Four Roads (2020) e The Pupils (2022).


bottom of page